segunda-feira, 14 de julho de 2008

Amarelo Real


Eu adorava ler a coluna e o blog do João Ximenes Braga no Globo! Ele é inteligente e tem o tipo de senso de humor que eu gosto. A coluna no jornal não leio mais pq não moro mais no Rio, e o blog já não existe mais, pq ele deu um tempo para ser colaborador do Gilberto Braga em Paraíso Tropical, mas mesmo depois da correria da novela ele não voltou. Infelizmente! Um dos posts do JXB no Globo online, eu jamais esquecerei, seja pq concordei com ele em tudo o que escreveu ou seja pq causou uma polêmica. Eis o post: http://oglobo.globo.com/blogs/ximenes/default.asp?a=10&periodo=200409 O que me refiro tem o título: A crônica do Jornal Não que não valha a pena ler os outros, aliás vale a pena ler o blog todo! A questão é que ele fala deste lance de crianças, de pais que não impõem limites aos filhos, que deixam os pentelhinhos incomodarem todo mundo em um bar, restaurante, shopping, etc, e fingem que não estão vendo e do absurdo que as pessoas acham quando se fala que não quer ter filhos ou que não tem paciência com crianças. E eu SEMPRE sou vítima destas coisas! Uma vez no Rio, fui almoçar numa churrascaria, que estava vazia, com meia dúzia de mesas ocupadas. Porém, havia 02 crianças, 02 irmãozinhos, de uns 6 e 7 anos, que simplesmente estavam pensando que ali era o playground do prédio deles ou o Hopi Hari! Eles corriam, voavam por entres as mesas, aos berros, esbarrando em tudo e todos, quase derrubando os garçons e suas bandejas! Quando olhei, vi que estavam a mãe deles e uma amiga, no maior papo, alheias a tudo, como se aqueles diabinhos não estivessem a ponto de destruir tudo e matar um cliente de enfarto! Eu fui agüentando, agüentando, até que eles passaram por minha mesa e quase derrubaram tudo! Na mesma hora eu falei: “ Epa, epa! Vamos parar com isso? Aqui não é parque não!” ( E nisso o garçom da minha mesa fazendo uma cara de alívio, tipo Graças a Deus alguém teve coragem de falar com estas pestes, já que ele mesmo não poderia, afinal são clientes, mirins mas são.), a garotinha, olhou pra mim, fez careta, deu de ombros e falou algo como “ vai cagar”. Nisso, o meu ex, que estava comigo, e já não se continha de ódio pelos mini capetinhas, virou para ela e falou: “ Vai se foder! ” KKKKKKKKKKKKKKK! Tudo bem, vcs podem achar que ele exagerou no palavreado, afinal era uma criança, mas eu JURO que entendo, pq se não fosse ele seria EU a dizer aquilo! A raiva já tomava conta do meu ser! Quando ele falou isso, a menina, que até então estava toda tupetuda, se achando a rainha da cocada preta, fez um biquinho de quem se assustou muito e correu pra mãe! Nisso eu só olhei e vi a mãe nos olhando, com a cara feia, claro, falando algo pro garçom... Passou 5 minutos eles foram embora. Ela passou por minha mesa, falando com o maitre: Absurdo! São crianças, não estão incomodando ninguém! Ahhhhhhhhh! Eh ruim que eu ia agüentar, retruquei no ato: “ Estão incomodando sim, e muito, mas vc tem razão, a culpa não é delas, e sim da senhora, que não soube dar educação e impor limites a eles! Por isso estão assim e vão só piorar!” Ela saiu batendo pé e o garçom veio depois praticamente me agradecer, pq a gente praticamente os expulsou do restaurante, que é o que eles queriam ter feito há muito tempo! O que ocorreu agora comigo, na quinta passada pra ser mais exata, não tem a ver com criança mal educada, mas com o fato de que uma criança, mesmo um bebê, que é lindo, é uma dádiva, tudo de bom, ás vezes incomoda, e muito uma pessoa que não tem nada a ver com ele! Pode parecer cruel, mas é verdade! Fui para Belo Horizonte na quinta a noite by bus, pq sou pobre e não tem promoção de avião. Eu tava morta, louca para apagar no bus e só acordar na rodoviária de Tubiacanga. Mas........ quando entro no ônibus, me ajeito em minha poltrona, coloco o cinto, tomo meu aprasolan, o que acontece??? Entra um casal com um bebê de 50 dias no colo ( Eu ouvi eles falando para um cara a idade do neném), e sentam atrás de mim! Naquela hora eu já imaginei tudo e tive vontade de chorar ou de cortar meus pulsos já cheio de cicatrizes ( KKKKK! Mentira!). Como o aprasolan já tava fazendo efeito e eu já tava mole mole, não tive forças para nem um nem outro! Resumo da ópera: Este lindo bebê, foi chorando, esguelando daqui de São Paulo até BH, com intervalos de meia hora para respirar! Gente! Eu quase surtei! Eu juro que por um triz, e por causa novamente do Aprasolan, que me deixa sempre mais calma que o normal, eu não virei pra trás e falei para os pais: “ Meus senhores, me desculpem a sinceridade, mas vocês deveriam ter a consciência, de que quem opta por viajar de ônibus a noite, é pq quer e PRECISA dormir! Portanto, um bebê fofinho, mas chorão como o seu incomoda todo mundo neste veículo! Se vc precisa viajar com ele, e não possui carro próprio, opte da próxima vez por uma viagem diurna, pq ninguém merece passar a noite toda com estes choro interminável na orelha!” E tenho dito!!!!!!!!!!!! Não achem que odeio criancinhas, eu gosto, sou tia, tenho 11 sobrinhos e os amo, mas pais sem noção não dá para engolir! Ahhh, e o post do JXB causou um frisson danado na época, foi tema de discussão na tv, com pais revoltados, e burros, que não entenderam o que ele quis dizer, e praticamente o tacharam de monstro! Adoro a pobreza de espírito! Afffe! Enfim, estou de volta a São Paulo, cheia de cutícula pra tirar!




Nenhum comentário: